Projecto ISocRob - Descrição  

O Instituto Superior Técnico (IST) tem participado desde 1998 num encontro científico internacional, genericamente denominado RoboCup. No encontro, que engloba um conjunto de conferências e uma competição entre equipas de robots móveis, investigadores das áreas de Inteligência Artificial e Robótica apresentam o seu trabalho em Robótica Cooperativa e Sistemas Multi-Agente, tendo em comum a aplicação a robots jogadores de futebol como tema motivador. Investigadores europeus, americanos, japoneses e australianos participam regularmente nesta reunião, que teve em 2000 a sua 4ª edição e conta com patrocínios de diversas grandes empresas internacionais, tais como a SONY e a Silicon Graphics, sendo presentemente organizada por um conjunto de investigadores ligados a universidades e empresas internacionais de nomeada, através da Federação Internacional RoboCup.

A participação tem sido enquadrada no âmbito de um projecto do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), pólo do IST. O projecto, denominado SocRob (Sociedade de Robots ou Soccer Robots), apresenta diversas facetas, que incluem a investigação em robótica cooperativa, o ensino da Engenharia Electrotécnica a estudantes do ensino superior, a divulgação de ciência e tecnologia e a representação de Portugal num acontecimento internacional de grande projecção mediática e prestigiante para o país. Devido à dificuldade e ao interesse científicos e tecnológicos dos desafios colocados pelo futebol robótico, a investigação neste domínio é importante em problemas de maior impacto social onde a robótica pode ter um papel decisivo, tais como o socorro a sobreviventes de catástrofes (um projecto do ISR/IST nesta área com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, decorre desde 2000 e faz parte de um dos temas do Laboratório Associado), a detecção de fogos em florestas, o transporte de objectos de grandes dimensões e a construção civil. Desde 2004, o projecto é financiado pela FCT, no âmbito do programa de apoio a projectos de equipas portuguesas participantes no RoboCup2004, tendo sido construídos 5 novos robots omnidireccionais, inteiramente concebidos, desenhados e implementados em Portugal.

A equipa do IST tem sido constituída por professores e alunos de Doutoramento, Mestrado e Licenciatura do IST. Os robots futebolistas do IST obtiveram na edição europeia do RoboCup 2000, em Amsterdão, um terceiro lugar entre 10 equipas na classe dos robots reais autónomos. Por outro lado, embora a equipa não tenho podido participar na competição mundial, em Melbourne, por restrições financeiras, esteve representada por um artigo científico apresentado no RoboCup 2000 Workshop, o qual foi distinguido, ex-aequo com uma equipa alemã, com o prémio do melhor artigo, entre 60 submetidos. Este prémio é considerado pela RoboCup Federation como equivalente à vitória numa das classes da componente competitiva.

O projecto goza de prestígio junto da Federação RoboCup, sendo o responsável pela equipa do ISR/IST seu Trustee, bem como junto do governo português, que decidiu apoiar a realização da edição do RoboCup2004 em Lisboa, simultaneamente com o Europeu de Futebol de 2004.