Robôs virtuais desenvolvidos em projectos de inteligência artificial
Portugal Venceu 'Europeu'

Portugal marcou dois golos, derrotou a equipa alemã e sagrou-se vencedor do
primeiro campeonato europeu de futebol... virtual. Em vez de jogadores "de
carne e osso", Portugal entrou em campo com robôs - e virtuais - de uma equipa
constituída pelo Instituto Superior Técnico, pela Universidade de Aveiro, pela
Universidade do Minho e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A prestação do FC Portugal deixou bastante satisfeitos os entusiastas deste
"desporto-rei" em versão tecnológica. Nos seis jogos de apuramento e nos
quartos-de-final, Portugal marcou 80 golos e não sofreu nenhum. Depois, na
meia-final, a equipa lusa ganhou por 5-0 aos ingleses do Essex Wizzards e,
na final, venceu os alemães do Karlsruhe Brainstormers por 2-0.
Resultados desportivos à parte, a verdade é que, mais do que um campeonato,
o RoboCup é também um projecto de investigação que pretende explorar as
potencialidades da inteligência artificial (IA) e de sistemas multiagentes.
Está já marcado para Agosto, em Melbourne (Austrália), o RoboCup 2000, o
campeonato mundial deste futebol especial, em que todos os "jogadores" são
agentes de "software" que actuam autonomamente num ambiente virtual.
A equipa ISocRob, do Instituto de Sistemas e Robótica, um pólo do Instituto
Superior Técnico, classificou-se em terceiro lugar na "Mid-size League"
(robôs de dimensões aproximadas de 45 x 45 x 80cm, completamente autónomos),
entre dez equipas, depois de derrotar por 3-2 os alemães da Ulm. A equipa
da Universidade do Minho foi eliminada pela ISocRob nos quartos-de-final,
e a da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi eliminada
na fase preliminar. Quase todas estas equipas têm sido desenvolvidas no
âmbito de projectos de doutoramento levados a cabo por alunos das universidades
envolvidas.